sábado, 19 de novembro de 2016

Reciprocidade... Amor

Quando nos deparamos com uma das coisas que mais gera polemica em nossas vidas!

Amar!

Eu amei muito, e amei demais, e continuo amando extremamente, eu amo as pessoas, os animais, meu amigos e meus inimigos.

Já fui machucada, já fui traída, já chorei a ponto de dormir de tanto que chorei, já fiquei sem comer, já aceitei ser amada de forma errada e já amei errado também!

As experiencias são minhas, da minha pequena existência nesse mundo, e não tenho muita experiencia nisso, mas a pouca que tive, já me mostra o quanto o amor é lindo quando simplesmente você encontra quem pode fazer o mesmo por você!

Pensei que jamais aceitaria amar alguém que fizesse menos por mim, do que eu faco para qualquer pessoa, mas aceitei. 

Amei quem tinha outra pessoa (sem eu saber é claro), amei quem traiu minha confiança, amei quem mentia, amei quem não fazia questão de estar comigo nas festas na sua própria casa, mas pedia pra que eu fosse pra la aos domingos a noite quando as festas já haviam acabado, amei quem não fazia questão de não me buscar quando meu carro não estava bom só porque eu morava longe, enquanto eu nem me importava quantos kilometros dava, amei pessoas que esta contigo na mesma balada, e pergunta como você vai embora, porque vai pegar um táxi e vai pra casa porque a balada está acabando. Aceitamos viver cada tipo de amor, por medo de ficar sozinha, e por achar que ninguém nesse mundo seja bom, porque achamos que todos são iguais, e a grande maioria é igual mesmo.

Mas tú aprende, que não deve jamais nesse mundo ha aceitar nada que seja menos que você, não aceitar nada menos do que você faz para o mundo. Você é grande o bastante para se amar, se o mundo não te amar de forma correta, com certeza quando menos esperar, irá chegar ate você!

Irá chegar até você alguém que queira mostrar você para todos, alguém que atravessaria países e um oceano para te ver, alguém que quer te apresentar para os pais, alguém que quer conhecer sua família, alguém que quer conhecer seu mundo simplesmente por achar incrível aquilo que você escolheu ser em sua vida, alguém que quer andar de mãos dadas em qualquer ambiente que esteja, alguém que quer te apresentar como namorada não como amiga ou seja la o que for, Que planeja coisas com você, não digo um futuro, mas planeja coisas no momento em que estão vivendo Alguém que seja educado com você e com qualquer outra pessoa que encontre no caminho, seja ele diplomata ou homeless, Alguém que quer ser reciproco com você, Porque você é tudo isso e merece alguém bom como você, alguém bom, de sentimentos bons, de atitudes boas e de caráter bom.

Alguém que não seja raso, alguém que enxergue por cima do muro e veja mais do que beleza e status, alguém que consiga enxergar sua alma, alguém que você olhe e sinta imensa gratidão por seus corações terem se encontrado!






domingo, 6 de novembro de 2016

E os sentimentos... Como fica?

Decidir morar sozinha não é uma decisão fácil, é necessário ter maturidade e estar preparado psicologicamente para as novas descobertas, problemas e vivências!
Mas e quando decidimos morar sozinhos em outro pais. Aí pode ser mais difícil ainda!

Já moro sozinha faz alguns anos, deixar a casa dos pais nunca foi o meu plano, há não ser, se fosse para casar, mas nem sempre o que planejamos é o que acontece!

Você aprende a trabalhar, economizar, pagar contas, aluguel, água, luz, telefone, internet, gás, condomínio, taxa do lixo, fazer compra, a pechinchar, a saber quais mercados são bons para fazer compras, dias de ofertas, aprende a fazer feira, a limpar não somente seu quarto, mas a sua casa, inclusive banheiro, comprar moveis, aprende a fazer comida, cafe da manhã, almoço, janta, aprende a lavar roupa e a passar roupa e ufa! Como cansa, ai olho e vejo o quanto a meus pais, principalmente minha mãe é guerreira. Mas quando tudo dava errado, eu pegava meu carro e corria para a casa dos meus pais, dormia lá, tirava meu pai da cama e dormia com a minha mãe.

Morando em outro país, não é tão fácil assim. Aqui mesmo pra quem já é experiente como eu que já morava sozinha, quando as coisas dão errado, eu só tenho o telefone e a minha cama para me consolar.

Não é nada fácil decidir, morar fora, seja para estudar, para trabalhar, para se descobrir, só para curtir ou seja la qual for, no meu caso, por um projeto de 2016 de amadurecimento interno e trabalho dos meus medos e estudo para o meu mestrado, mas quanto maior o tempo que você decide ficar fora, mais os sentimentos transborda.

Seja pela família que você deixou, seja pelos amigos, por um relacionamento ou um affair que você deixou para trás, pelo clima, pela cultura, pelos bens materiais, pela conquista de sonho, ou busca de um novo sonho, seja lá o que você deixou para trás, muitas vezes isso volta para te perguntar se a escolha que fez foi a correta.

Aqui, em Dublin o mais difícil sobre os sentimentos para mim, é conseguir realizar aquilo que planejei! Muitas vezes eu perco o foco!

A oferta de se fazer tudo o que nunca fez, é gritante, não tem ninguém para te vigiar, dizer que o que pode e o que não se pode, estamos tão longe que para alguém descobrir algo, isso só se você contar. Posso ir a quantas festas eu quero, posso encher a cara, ficar com quantas pessoas eu quiser, viajar pra tudo quanto é canto, conhecer pessoas, curtir a vida, entrar de graça nas baladas, aqui é uma cidade like São Paulo, até mais a cidade vive 24 horas e 7 dias da semana, você pode fazer o que quiser! Aí é que está?

Chega a hora que já se viveu tudo e sobrou só o vazio, as responsabilidades gritando a sua porta, e o coração vazio, a saudade apertando!

É o mix de liberdade que nunca se teve com o mix de dura realidade de responsabilidades.

Aí que tu percebe o quanto você cresceu, viveu, e esta se permitindo a maturidade chegar a sua porta, para dar a você o discernimento de ser tornar uma pessoa incrível nesse mundo!

E o que ficou para trás, só tu podes decidir se queres voltar a viver, os sentimentos continuam dentro de você, só tu quem decide quem é, e o que é importante para permanecer na sua vida!

Isso não só se descobre num intercambio, em outras fases da vida isso chega também, mas cada um terá um tempo especifico para se viver isso, mas aconselho, que o intercambio é uma experiencia de vida, simplesmente inexplicável! Só vivendo isso para saber quem é tão querido em sua vida!

E os sentimentos onde fica, se caso venha se sentir sozinho, vazio ou cheio de saudade? Fica dentro de você! Te motivando a te tornar mais forte! 

I´m free! You´re Free!





quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Intercambio - Na ilha da Esmeralda

Boa Noite Amores!

Hoje vou falar sobre como realizar um intercambio, mas propriamente na Irlanda!

Nós Brasileiros podemos vir para a Europa, para turismo sem necessariamente pedir o visto, temos visto de turista por 3 meses, esse visto é para turismo, então, não se pode trabalhar e nem estudar com esse visto, somente passear, viajar e conhecer lugares!

Para estudar é necessário um visto de estudante, este precisa de visto, e uma parte burocrática que irei explicar!

A Irlanda você pode estudar e trabalhar, não são todos os paises da Europa que é permitido, na verdade são poucos países que permite estudo e trabalho, sim e, aqui é permitido, com ressaltas estudantes só podem trabalhar 20 horas semanais durante o período de estudo e 40 horas semanais no período de férias!

Planejando seu intercambio para Dublin: Sim porque eu moro em Dublin!

É necessário escolher a escola que irá estudar aqui (Irlanda) ainda ai no Brasil, terá que pagar por ela ai, diferente do Brasil que podemos estudar pagando, aqui nao, aqui você paga primeiro para depois estudar, o mesmo serve para faculdade, você paga o ano de estudo e depois começa a estudar!
O visto para estudante é de 8 meses, 6 meses de estudos e 2 de férias,
Para se conseguir  o visto, é necessário ter a escola que irá estudar, o seguro governamental pago, é um seguro obrigatório (seguro para usar a rede publica de hospital, gastos acima de 100 euros o governo arca com as despesas, abaixo de 100 euros o custo é seu) esse seguro é obrigatório, quando você fecha o intercambio com uma agencia geralmente esse seguro ja esta no valor que a agencia ira te cobrar do intercambio, mas é preciso checar, ha muitas agencias que enganam!
Necessário também, pagar pelo exame do final do curso independente do qual nível você está! O exame pode ser o TIE, IELTS ou o CAMBRIGDE.
Também se paga um outro seguro, chamado Learn Protection, que caso a escola feche, você esta assegurado que irá poder estudar em outra escola. Também é obrigatório!
Necessário ter uma residencia, endereço fixo!
Geralmente as agencias dão em torno de 1 semana ao 1 mês de residencia após isso é necessário achar uma residencia para alugar (em outro post comente sobre a procura da casa ideal e valores).
Passagem de ida e volta, é obrigatório você ter a passagem de volta, mesmo que você queira renovar seu curso e ficar mais um período de 8 meses. O seu visto tem a data de volta da sua passagem, sem a passagem, não tem visto!

E o mais importante, fora você já ter pago tudo isso, você precisa trazer e comprovar 3.000 euros (No Caso da Irlanda, França por exemplo são 4.000 euros), do qual você não pode mexer até você tirar seu visto! Depende da cotação do Euro, quando eu vim para cá em Junho de 2016, o euros estava R$ 4,10.

Seu visto não sai na hora que tu passa na imigração no aeroporto. No aeroporto você recebe um visto provisório.

O visto você tira no posto da imigração aqui em Dublin, com a carta da escola comprovante que você já esta estudando, com o endereço fixo, e com comprovante do endereço, passagem de ida e volta, comprovante dos 3.000 euros ( na minha época eu precisava de abertura de conta e fazer o deposito do valor) hoje não é mais necessário abertura de conta, porém é necessário a comprovação do valor de dos 3.000 euros com data próxima da data do visto!

É necessário agendar no site da imigração a data para tirar seu visto, lembrando que a procura é imensa e o agendamento pode demorar ate 1 mês!

Ps. Lembrando não tragam somente 3.000, porque aqui você se alimentar, pagar aluguel e milhares de outras coisas e esse valor você não pode mexer, traga em torno de 1.000 euros a mais, para você passar esse primeiro mês, sem precisar mexer nesse valor que não pode ser mexido antes de tirar seu visto!

Feito tudo isso, pegue seu GNIB (visto) e veja desfrutar dessa ilha encantadora e gelada, aproveitar as noites num PUB, apreciando boa música, tomando uma PINT e conhecer pessoas de todas as nacionalidades!


 

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Vida em Dublin

Amores,

Depois de algum tempo off, estou aqui novamente!!!

Estou morando em Dublin e vou dar algumas dicas daqui!

Apos 4 meses a gente começa a se acostumar com a nova vida!

Sim aqui é frio, venta demais, então quem quiser conhecer a ilha esmeralda, precisa vir com pique para aguentar o ar e o vento gélido daqui!

Aqui quase não neva no inverno, alguns dias teve alguma chuva de neve, o que congela aqui é a temperatura, o vento e a umidade, estamos numa ilha então estamos cercados de água! Venha preparado até mesmo no verão a temperatura aqui é amena!

Estamos no Autumn, Outuno, delicia de clima, diferente do Brasil, as arvores começam a secar e a queda das folhas, a temperatura fica em torno de 10 á 8 graus, o sol aparece porém, não esquenta.

Dublin, como toda a Ireland é pequena, porém muito cultural! É uma cidade de estudante, cheia de vida!

A cidade é dividida pelo rio Liffey, do lado norte do Rio esta Dublin Impar, porque aqui a cidade dividida por numeração, o lado impar fica do lado norte, e o lado par do lado Sul.

O centro da cidade, esta em Dublin 1, onde voce encontra o Spire, o momento central da cidade! Na O´connel Street, você encontra, Lojas, restaurantes, hoteis, monumentos, cinemas, teatros, night clubs. A cidade não para, funciona de segunda a segunda!

Por toda a cidade, encontrará, pontos turisticos, pontos de informação, parques, onibus turisticos, onibus de transporte publico, trem e o Luas que é o metro não subterraneo!

Tem varios, hoteis e hostel ha precos bem acessiveis para turismo e interação não falta!

Se queres uma noite tipica Irlandesa, é so ir ao temple Bar que fica em Dublin 2, do outro lado do Rio, la você encontra Pubs tipicos Irishs, Musica Irish, muita cerveja, e o mais importante muita Guinness (Cerveja tipica Irlandesa).

Fora de Dublin tem outros muitos lugares famosos e lindissimos, na verdade toda a Irlanda é lindissima!

Espero que tenham gostado! E no próximo post irei falar sobre a vida de intercambista, as dificuldades, as coisas maravilhosas, trabalho, estudo, dinheiro, saudade, viagens, visto, dificuldade com o idioma e os sentimentos.

Beijos xx

Tati